8 de março de 2007

Quem Somos

A Banda Sinfônica Sopra Mulheres surgiu da iniciativa da tubista Aparecida Madalena Ribeiro e foi fundada dia 8 de Março de 2007, Dia Internacional da Mulher. A Sopra Mulheres é uma das poucas bandas do cenário erudito formada apenas por mulheres. Atualmente, a banda é regida pela maestrina Sueli Poppi e tem 21 integrantes, sendo a maioria delas alunas do Conservatório Dramático e Musical “Dr Calors de Campo”, da cidade de Tatuí-SP.

A Sopra Mulheres surgiu com intuito de divulgar o trabalho de musicistas no cenário musical brasileiro, tão dominado pelos homens. O número de mulheres entre os músicos vem crescendo, mas o espaço dedicado à elas continua pequeno. Existem milhares de grupos musicais formados por homens, mas quanto deles são formados apenas por mulheres? Quantos deles possuem integrantes do sexo feminino?

Com repertório popular e apresentações por todo o estado, a Sopra Mulheres vem conquistando público e mostrando que a mulheres também podem ser excelentes músicos. A banda é sempre muito bem recebida por onde passa, o que deixa claro que há espaço para mulheres na música erudita.


Em sua nova temporada, a Sopra Mulheres recebe apoio da Prefeitura de Tatuí e os ensaios são realizados no “Projeto Ayrton Senna da Silva”, núcleo educacional municipal que incentiva crianças e adolescentes a desenvolverem diferentes atividades – uma delas é a música. O grupo conta também com apoio do maestro Antonio Carlos Neves Campos, que já prepara uma série de arranjos para um programa especial, em homenagem a Chiquinha Gonzaga. “Estamos juntas nesta banda por prazer e não por obrigação. Pretendemos fazer um lindo programa contando toda a história de Chiquinha Gonzaga”, comentou Rita Pedroso, que toca oboé. “A amizade será o óleo desta máquina. Temos muita força de vontade e vamos continuar fazendo música.”

HISTÓRICO


.:APRESENTAÇÕES:.

2007
Teatro Procópio Ferreira. Tatuí – SP
2º Encontro Internacional de Metais. Tatuí – SP
Evento “Caindo o Tom”. Tatuí - SP
I Encontro Latino-Americano de Compositores, Arranjadores e Regentes de Banda Sinfônica. Tatuí - SP
Memorial da América Latina. São Paulo – SP
Teatro CIEE. São Paulo - SP

2008
Apresentação em homenagem ao Dia Internacional da Mulher. Tatuí - SP
Maio Musical 2008. Indaiatuba - SP
Evento “RH na Praça”, organizado pela ABRH. Vale do Anhangabaú, São Paulo - SP
Tênis Club. Campinas - SP
100 Anos da Pernambucans. Tatuí – SP
... entre outras apresentações


.:PROGRAMAS DE TV:.

2007
Hebe Camargo
Caldeirão do Huck

2008
Bom Dia São Paulo

2009
Altas Horas