9 de setembro de 2007

Folha Ilustrada - Folha de São Paulo

Sinfônica Sopra Mulheres

Setembro 9, 2007


Grupo se apresenta em novembro no Memorial da América Latina e prepara concerto com músicas que levam nomes de mulheres.


Antes da primeira apresentação oficial de uma banda sinfônica formada apenas por mulheres, o teatro, lotado com 450 pessoas, quase sofreu um apagão originado por um motivo tipicamente feminino: a energia elétrica caía o tempo todo por causa do uso excessivo de chapinha pelas integrantes do grupo, nos camarins.”Todas nós ficamos disputando o espelho do camarim. A força caía a toda hora”, diz a percussionista Luana Oliveira, 19, ao se lembrar da estréia da Banda Sinfônica Sopra Mulheres, no teatro Procópio Ferreira, em Tatuí (137 km de SP), em 28 de junho deste ano. “Mas, apesar da vaidade, nosso foco é a qualidade musical.”A banda é formada por cerca de 30 alunas, com idades entre 15 e 39 anos, do Conservatório Dramático e Musical Doutor Carlos de Campos, de Tatuí.


O repertório vai do erudito ao popular: elas tocam peças musicais como “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, “Cântico das Criaturas”, de Jim Curnow, e trilhas sonoras de filmes como “Missão Impossível”.No comando do grupo, a maestrina Cibele Sabioni, 31, diz que essa é a única banda sinfônica da América Latina formada exclusivamente por mulheres. “Não existe nenhum grupo efetivo, que ensaie toda semana, com uma formação só feminina.”A idéia de formar a Sopra Mulheres partiu da tubista Aparecida Madalena Ribeiro, 26, que apresentou a intenção ao maestro Antônio Carlos Neves Ramos, diretor do conservatório (leia na página ao lado).A Sopra Mulheres é um dos cerca de 50 grupos do conservatório -o maior em ensino gratuito de música da América Latina, segundo a direção.


A entidade, com um orçamento em torno de R$ 17 milhões por ano, é mantida pelo governo paulista. No local estudam 3.000 alunos.EnsaioA Folha acompanhou, na terça-feira, um ensaio da banda no teatro Procópio Ferreira. Antes da prática musical, parte das musicistas “tricota” nos camarins e revela detalhes da convivência do grupo.A maioria das mulheres é de outras cidades e mora em repúblicas ou no alojamento oferecido pelo conservatório. Quatro delas são de outros países -duas do Peru, uma da Argentina e uma do Paraguai.Algumas musicistas recebem bolsas de estudo de R$ 300 pelo trabalho em outras bandas ou orquestras. “Não pude solicitar bolsa para elas no início do ano, pois não previ a criação da banda. Como o grupo está tendo visibilidade, acho que não terei dificuldades em conseguir”, diz o maestro Neves, como é chamado pelas meninas o diretor do conservatório.Para a trompetista Agatha Fernanda Gallo, 19, a convivência em uma banda sinfônica apenas entre mulheres às vezes leva a situações “estressantes”. Em uma delas, a chegada de duas componentes com vestidos iguais em uma apresentação causou constrangimento. “No final, ficou tudo certo. Damos sempre muitas risadas.”"Melhor sem homens”Na opinião da flautista Gilonita Pedroso, 22, as festas e viagens são mais divertidas por estarem apenas entre garotas. “Passamos oito horas dançando e cantando em um ônibus para uma apresentação no Rio de Janeiro. Acho que se houvesse homens seria diferente. [Sem homens] Nós ficamos bem mais à vontade.”A banda já se apresentou cinco vezes. Para outubro, está prevista uma nova apresentação em Tatuí, e em novembro a Sopra Mulheres se apresentará no Memorial da América Latina, em São Paulo.


Até o momento, o grupo não recebe nada pelas exibições.”Estamos iniciando um trabalho e é muito gratificante receber um convite e participar de eventos importantes”, diz a maestrina. Para o futuro, preparam um concerto com músicas que levam nomes de mulheres. “Lígia” (Tom Jobim), “Maria, Maria” (Milton Nascimento) e “Rosa” (Pixinguinha) farão parte do repertório.Outra meta da Sopra Mulheres é a gravação de um CD e de um DVD. Para isso, elas esperam contar nos próximos meses com patrocínios.”Queremos tocar pelo Brasil, tocar no exterior, representar as mulheres”, afirma a maestrina Cibele Sabioni.

Fonte: Agência Folha/Tatuí