5 de março de 2009

Banda Sopra Mulheres no Altas Horas

As 28 integrantes da Banda Sinfônica Sopra Mulheres serão destaques no Programa “Altas Horas”, de Serginho Groisman, na madrugada deste domingo (8), pela Rede Globo. O programa musical terá como um dos temas principais a comemoração pelo “Dia Internacional da Mulher”.

As meninas de Tatuí se notabilizaram por formar um dos raros grupos sinfônicos brasileiros com integrantes apenas do sexo feminino. A Banda Sinfônica Sopra Mulheres ganhou espaço em rede nacional e fez importantes apresentações - incluindo o Memorial da América Latina e mais recentemente, no Anhangabaú, na capital paulista.

A banda é formada por jovens mulheres de diferentes municípios que não se importam de dobrar as atividades domésticas aos sábados e encontrarem-se para os ensaios durante o domingo (inteiro!).

Em sua nova temporada, a Sopra Mulheres recebe apoio da Prefeitura de Tatuí e os ensaios são realizados no “Projeto Ayrton Senna da Silva”, núcleo educacional municipal que incentiva crianças e adolescentes a desenvolverem diferentes atividades - uma delas é a música. A tubista da banda, Aparecida Ribeiro, passou pelo projeto e, ali, aprendeu a tocar tuba. Mais tarde, ingressou no Conservatório de Tatuí, escola de música mantida pelo Governo de São Paulo, onde fez amizade com as demais integrantes.

“Este é o meu sonho e esta é a minha chance de continuar e realizá-lo. A secretária da educação Marisa Fiusa abriu as portas para a banda, assim como o diretor Francisco Fernandes, o Quincas. Ele já me conhecia desde quando eu era aluna do projeto ‘Ayrton Senna’ e recebeu a todas nós. Estou feliz de continuarmos juntas”, disse ela.

O grupo conta também com apoio do maestro Antonio Carlos Neves Campos, que já prepara uma série de arranjos para um programa especial, em homenagem a Chiquinha Gonzaga. “Estamos juntas nesta banda por prazer e não por obrigação. Pretendemos fazer um lindo programa contando toda a história de Chiquinha Gonzaga”, comentou Rita Pedroso, que toca oboé. “A amizade é o óleo desta máquina. Temos muita força de vontade e vamos continuar fazendo música.”

Nenhum comentário: