4 de março de 2009

Sopra Mulheres em nova temporada

Banda sinfônica de mulheres estréia nova temporada em São PauloAs vinte e oito integrantes da Banda Sopra Mulheres mostraram total afinação no último dia 15, quando marcaram o início da nova temporada. A apresentação especial ocorreu no Anhangabaú, em São Paulo. As meninas de Tatuí, que se notabilizaram por formar um dos raros grupos sinfônicos com integrantes apenas do sexo feminino, vão encerrar o evento “RH na Praça”, organizado pela ABRH-SP, com apoio da Secretaria Municipal do Trabalho de São Paulo. O evento reuniu cerca de 9 mil pessoas.

Para fazer bonito no evento que realizado na Capital Paulista, as meninas ensaiaram todos os domingos – inclusive aqueles que são feriados. O repertório foi do erudito ao popular: elas tocaram peças como “Aquarela do Brasil”, de Ary Barroso, “Cântico das Criaturas”, de Jim Curnow, e trilhas sonoras de filmes como “Missão Impossível”. Novidades também estão sendo acrescentadas ao repertório. “Fizemos uma bela apresentação, as pessoas se emocionaram”, disse a tubista Aparecida Madalena Ribeiro, 27. Foi dela a idéia de formar um grupo para tentar aumentar a participação feminina nas atividades sinfônicas.

Cansada da falta de oportunidade em outras sinfônicas, ela teve a idéia de criar uma exclusivamente com mulheres. E o tempo provou que ela tinha total razão.

A Banda Sinfônica Sopra Mulheres ganhou espaço em rede nacional e fez importantes apresentações – incluindo o Memorial da América Latina. Mãe de um menino de oito anos que já toca trompete, Cidinha trabalha durante toda a semana, faz os trabalhos domésticos aos sábado e não se cansa de ensaiar aos domingos. Ela faz vários tipos de trabalho para aumentar a renda familiar - de aulas particulares a participações em trilhas de filmes, como “Cafundó” (2006), de Paulo Betti e Clóvis Bueno. A banda é formada por jovens mulheres de diferentes municípios que não se importam de dobrar as atividades domésticas aos sábados e encontrarem-se para os ensaios durante o domingo (inteiro!).

Em sua nova temporada, a Sopra Mulheres recebe apoio da Prefeitura de Tatuí e os ensaios são realizados no “Projeto Ayrton Senna da Silva”, núcleo educacional municipal que incentiva crianças e adolescentes a desenvolverem diferentes atividades – uma delas é a música. A própria tubista Aparecida Ribeiro passou pelo projeto e, ali, aprendeu a tocar tuba. Mais tarde, ingressou no Conservatório de Tatuí, escola de música mantida pelo Governo de São Paulo, onde fez amizade com as demais integrantes.“Este é o meu sonho e esta é a minha chance de continuar e realizá-lo. A secretária da educação Marisa Fiusa abriu as portas para a banda, assim como o diretor Francisco Fernandes, o Quincas. Ele já me conhecia desde quando eu era aluna do projeto ‘Ayrton Senna’ e recebeu a todas nós. Estou feliz de continuarmos juntas”, disse ela.Para a maestrina Sueli Poppi, o trabalho será realizado de forma “conjunta”. “Este é um grande presente e um enorme desafio. Quero colocar em prática meu conhecimento e dividir o que tenho com as meninas. Quando fazemos música, estamos nos presenteando. A música volta para nós”, disse ela.

O grupo conta também com apoio do maestro Antonio Carlos Neves Campos, que já prepara uma série de arranjos para um programa especial, em homenagem a Chiquinha Gonzaga. “Estamos juntas nesta banda por prazer e não por obrigação. Pretendemos fazer um lindo programa contando toda a história de Chiquinha Gonzaga”, comentou Rita Pedroso, que toca oboé. “A amizade será o óleo desta máquina. Temos muita força de vontade e vamos continuar fazendo música.”

Além da apresentação dia 15 de novembro, o grupo apresentou-se dia 16 nos 100 Anos das Pernambucanas. Há, ainda, outro convite para o dia 11 de dezembro, também em São Paulo. A Banda Sopra Mulheres também fará em Tatuí, cidade localizada a 130km de São Paulo e conhecida como a “Capital da Música”, apresentação especial de Natal.

Fonte: Folha Sinfônica

Nenhum comentário: